O seu dia começou a ficar cada vez mais corrido e você já começou a se perder nos controles e processos da sua empresa? Não dá mais conta de manter o caixa da empresa em ordem, emitir notas fiscais, emitir pedidos, realizar cobranças e controlar o estoque? Talvez este seja um sinal de que é o momento de investir em um ERP.
Quando a empresa está iniciando, é normal que o empreendedor consiga manter o controle sobre todos os aspectos do negócio. É possível se dar ao luxo, por exemplo, de anotar as entradas e saídas no caderninho ou realizar a gestão da empresa a partir de planilhas do Excel.
Porém, a partir do momento em que a empresa começa a crescer e conquistar novos clientes, a automação dos processos é obrigatória. Isso porque não é mais possível dar conta de todas as tarefas diárias e ainda manter tudo controlado na ponta do lápis.
Se você já chegou neste estágio, saiba que investir em um ERP não só vai aumentar a sua produtividade diária, como também vai melhorar a gestão do seu negócio.
Afinal de contas, uma empresa é um organismo vivo. Caso algum setor ou processo esteja com problemas, pode atrapalhar todo o negócio. Um ERP é uma das melhores maneiras de avaliar constantemente todos os processos do seu negócio e decidir a melhor ação em tempo real, caso algo não estejam indo bem.
Por exemplo, é possível interligar todos os setores do seu negócio, como produção, estoque, financeiro, contas a pagar e a receber, vendas, entre outros. Esta automação aumenta a produtividade e garante informações confiáveis para a tomada de decisões.
Ou seja, um ERP funciona como um sistema nervoso da organização, interligando todos os setores do negócio. Mas como saber se sua empresa realmente necessita de um sistema? Neste artigo, vamos listar 5 sinais de que é hora de investir em um ERP.
1 – Falta de integração
As rotinas de todos os setores e todos os processos da sua empresa precisam estar integradas para a empresa funcionar bem. Quando uma venda ocorre, é preciso, por exemplo, que a nota fiscal para aquele produto seja emitida. O produto precisa sair do estoque e é preciso dar baixa para aquele item. A cobrança deve ser realizada para aquele cliente específico e assim por diante.
Quando a operação é enxuta, todo o processo parece simples. Porém, a partir do momento em que o número de vendas diárias aumenta, a chance de erros em algum destes processos cresce.
Como saber, por exemplo, como organizar o seu estoque se você não sabe quantas vendas realizou nos últimos 30 dias e quantos pedidos precisam ser entregues na próxima semana?
Ao investir em um ERP, você integra todas as áreas do seu negócio e garante que todas as informações estejam em dia, reduzindo custos, aumentando a inteligência e podendo criar estratégias mais assertivas.
2 – Não sabe se a empresa tem lucro ou prejuízo
Se você não sabe se sua empresa está operando no lucro ou no prejuízo, você precisa parar agora para rever todas as suas contas. Apesar de parecer algo simples, muitos empreendedores não sabem a resposta para esta simples pergunta. É por este motivo que acabam quebrando de uma hora para outra.
Investir em um ERP proporciona uma centralização de todas as informações financeiras da empresa, como contas a pagar e receber e fluxo de caixa. Com isso, você tem acesso a relatórios que demonstram todas as despesas, receitas, custos, entre outros. Tudo de maneira clara e simples de entender.
3 – Perde tempo com processos manuais
Se a sua rotina envolve o controle financeiro e do seu estoque em planilhas do Excel, saiba que você está perdendo dinheiro. Isso porque você poderia estar utilizando todo este tempo para o que realmente importa, como a gestão e planejamento do seu negócio.
Todos estes processos podem ser automatizados, o que evita erros e retrabalhos, aumentando a segurança das informações e a sua produtividade e da sua equipe.
4 – Falta de planejamento
A falta de planejamento é um dos grandes desafios das empresas. Estabelecer metas e objetivos pode parecer tarefa impossível, principalmente se a empresa não possui dados confiáveis sobre a situação atual do seu negócio.
Investir em um sistema ERP pode auxiliar com o planejamento do seu negócio. Isso porque, ao cruzar informações de todos os setores e o histórico de vendas e despesas, é possível criar projeções para os próximos meses.
Por exemplo, utilizando um ERP é possível encontrar padrões de aumento de vendas em determinados períodos do ano e preparar o seu estoque para o crescimento na demanda.
Utilizando dados concretos, você toma decisões com mais segurança e reduz os riscos de prejuízo.
5 – Problemas com imposto
A legislação tributária no Brasil é muito complexa. Muitas pessoas possuem dúvidas sobre tributação e quais são as alíquotas de ICMS para vender para determinado Estado. Isso sem falar do Sped Fiscal e do Bloco K.
Investir em um ERP pode trazer mais tranquilidade para a contabilidade do seu negócio. Isso porque os cálculos de impostos são gerados automaticamente, sem correr riscos de pagamento indevido ao Fisco.
Além disso, sua empresa pode ficar despreocupada com as mudanças constantes na legislação, já que o ERP é atualizado de acordo com cada mudança.
E então? Sua empresa está pronta para investir em um ERP? Conheça o ERPsoft, o sistema de gestão da Otimizy. Com ele você tem mais controle e agilidade em todos os setores do seu negócio. Clique aqui e cadastre-se para solicitar uma demonstração gratuita.